O monitoramento de carga é essencial para que a empresa tenha controle sobre a mercadoria durante o trajeto percorrido do embarque ao destino final. Hoje a tecnologia permite fazer isso, independente da distância e do modal escolhido para o transporte dos produtos.
E não pense que o monitoramento de carga favorece somente a empresa. Esse mecanismo também é benéfico para o cliente, que passa a ter maior confiança no despachante. Ou seja, maior credibilidade para o negócio!
Trata-se de um sistema que permite à empresa ter conhecimento, em tempo real, do status da mercadoria que está sendo transportada. Com isso, é possível acompanhar toda a operação de deslocamento e, com isso, prever os prazos de entrega dos produtos.
O monitoramento de carga pode ser feito a partir de dispositivos instalados o veículo transportador. O mais comum é a utilização do GPS, que permite rastrear o trajeto seguido e, assim, conhecer a localização exata do veículo.
Além do GPS, outro sistema comum é a utilização de câmeras, que gravam toda a viagem. Isso permite observar tudo o que ocorre ao longo do percurso. A comunicação entre empresa e motorista também pode ser feita por meio de celulares e softwares específicos para monitoramento.
Implementando esse sistema, é possível ter domínio sobre as rotas da mercadoria. Na prática, isso permite que a empresa saiba imediatamente se tudo está ocorrendo conforme planejado. Qualquer desvio no trajeto será conhecido.
Dessa forma, uma das principais vantagens é saber com exatidão a previsão de entrega dos produtos. Caso algo inesperado aconteça, comunicar o cliente e oferecer suporte pode ser feito de maneira ágil.
Outros problemas também podem ser identificados rapidamente, como sequestros, assaltos e acidentes. Assim, a empresa pode tomar providências para recuperar a mercadoria. Isso é essencial especialmente quando uma carga com valor agregado alto está sendo transportada, já que existem quadrilhas que miram esse tipo de carga. Por isso, o monitoramento garante maior segurança.
Além disso, todas as informações armazenadas nos dispositivos servem como fonte de análise para a empresa. Pode-se criar um histórico dos trajetos e, depois, verificar se funcionam. Caso não sejam eficientes, é mais fácil identificar quais alterações são necessárias.
E não se esqueça de que tudo isso afeta diretamente o relacionamento entre empresa e cliente, porque o monitoramento de carga demonstra profissionalismo.
Quando é informado de forma exata sobre o status da mercadoria, o cliente tem mais segurança em relação ao procedimento. O negócio, então, ganha credibilidade no mercado – e isso é fundamental para quem trabalha com comércio exterior.