Compreender as diferenças entre custos fixos e variáveis do negócio é fundamental para manter controle do seu capital de giro. Quando se trata de importação de produtos, isso não é diferente. Ao entender a natureza dos seus gastos, é possível, inclusive, identificar possíveis economias.
Ficou curioso? Neste artigo, especificamos essas diferenças. Confira!
Primeiro, é preciso atentar para a definição dessa terminologia. De acordo com o SEBRAE, os custos variáveis incluem as despesas que variam conforme a quantidade de produtos produzidos ou vendidos.
Já os fixos dizem respeito a gastos que não mudam, independente do volume de produção.
Mas como isso se aplica à importação?
A partir da lógica de que os custos fixos permanecem constantes, é preciso identificar quais despesas não dependem do volume de mercadorias importadas. Nessa categoria, enquadram-se gastos como emissão de documentos, inspeção pré-embarque, frete rodoviário, desembaraço aduaneiro e IOF, por exemplo. Afinal, esses valores são definidos para a operação como um todo.
Já os custos variáveis só podem ser definidos a partir do momento em que você já sabe quantos produtos serão importados. Despesas como armazenagem dos itens, impostos, seguro internacional e frete entram nesse grupo, uma vez que são calculados sobre o volume transportado.
Com tantas despesas, você precisa manter um planejamento financeiro – mesmo que não seja possível calcular, de imediato, os custos variáveis da importação. Lembre-se de que tudo isso faz parte do capital de giro da empresa e, portanto, é fundamental para manter o fluxo de operações.
Em seu livro 7 passos para o sucesso na importação, da editora Labrador, Kleber Fontes aponta que o setor financeiro é o “coração da empresa”. No entanto, ele alerta: quem atua no mercado internacional lida com adversidades.
É que “todos os pagamentos aos fornecedores do exterior, impostos e despesas às empresas envolvidas são antecipados; para complicar mais um pouco, ao realizar a venda dos produtos importados no mercado interno, a cobrança de pagamento do cliente será a prazo”, diz o especialista.
Por isso, certifique-se de que o planejamento financeiro seja desenvolvido com eficiência na sua empresa.
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