Entrada em vigor do Acordo de Livre Comércio Mercosul-Egito

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a República Árabe do Egito entrou em vigor em 1º de setembro de 2017. O decreto de promulgação será encaminhado à Casa Civil para assinatura do presidente da República.

Com a sua entrada em vigor, o Mercosul e o Brasil garantem seu acesso facilitado a um mercado de 100 milhões de consumidores. O acordo cria novas oportunidades para exportações brasileiras de produtos como frango, café solúvel, papel, automóveis e autopeças, entre outros.

O acordo prevê eliminação imediata das tarifas de importação para 26% do universo tarifário do Mercosul e 31% do universo tarifário egípcio. Ao final de dez anos, 99% do universo tarifário do Mercosul e 97% do universo tarifário do Egito estarão totalmente desgravados.

As exportações brasileiras para o Egito somaram US$ 1,77 bilhão em 2016, o que corresponde a cerca de 20% do total exportado pelo Brasil para a África. Os principais itens exportados pelo Brasil foram carne bovina, açúcar, milho, minério de ferro e frangos. As importações brasileiras do Egito somaram US$ 94 milhões em 2016. Os principais produtos importados do Egito foram fertilizantes, nafta e azeitonas.

 

Via: Invest&Export Brasil

voltar