Negociação internacional: 5 boas práticas para melhorar esse processo

 

Preparo e experiência são requisitos essenciais para a etapa de negociação internacional. Afinal, nem sempre é fácil chegar a um acordo satisfatório tanto para o vendedor quanto para o comprador. Soma-se a isso o fato de que uma negociação bem feita é primordial para a eficiência do despacho aduaneiro.

5 boas práticas de negociação internacional

Devido à importância da negociação internacional, listamos cinco fatores determinantes para o êxito ao longo dessa fase.

1. Adquira conhecimentos culturais

Antes de chegar ao momento da negociação, você precisa fazer um dever de casa. Isso inclui estudar hábitos de negociação comuns e aspectos culturais do país da empresa com a qual está lidando. Essa preparação é fundamental para que você tenha jogo de cintura e saiba como negociar de maneira efetiva.

2. Faça o planejamento logístico

Desenvolver o planejamento logístico é importante antes de assinar um contrato. Em relação à mercadoria que será transportada, você precisa analisar custo-benefício, prazos para entrega e modal de transporte adequado. Isso ajuda a mapear todos os pontos da negociação de antemão.

3. Analise as variáveis

No momento em que você pratica uma negociação internacional, é preciso redobrar a atenção para as variáveis do despacho aduaneiro. Ou seja, analise taxas de câmbio, cotação de frete e aspectos tributários e legais vigentes no outro país. Faça uma previsão de gastos e documentação que serão necessários.

4. Conheça a outra parte

Estar preparado para a negociação significa ter conhecimento sobre a empresa com a qual você está se relacionando. Portanto, busque informações relevantes sobre ela, como dados cadastrais, histórico de atuação, posição no mercado. Conhecer a outra parte é fundamental para que você saiba se posicionar ao longo da negociação.

5. Desenvolva a confiança

A confiança mútua entre as partes negociantes leva a um relacionamento duradouro. E isso é conquistado somente a partir da qualidade do serviço de ambas, além do estabelecimento de uma comunicação efetiva entre elas. Não esqueça que fomentar esse clima de confiança pode resultar em negócios futuros para a sua empresa.

 

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