Como exportar: dicas para empresas iniciantes no comércio exterior

Confira, neste texto, como exportar mercadorias e internacionalizar o seu negócio.

Está pensando em internacionalizar o seu negócio, mas não sabe como exportar mercadorias?

Neste texto, apresentamos dicas para que você possa ingressar no comércio exterior.

Tenha em mente que a exportação de mercadorias envolve diversas etapas e muita burocracia. Por isso, é importante que você tenha o apoio de um despachante aduaneiro que possa conduzir esse processo.

Siga com a leitura e saiba mais sobre o assunto!

 

Como exportar dentro da legislação

De forma geral, qualquer empresa, independente do porte e do segmento, pode exportar mercadorias para o exterior, desde que cumpra os requisitos legais.

Se a sua empresa não estiver regularizada, não será possível exportar.

Ou seja, ela precisa funcionar dentro dos parâmetros da legislação para a atividade que desempenha, com o regime tributário adequado e regularidade tributária e fiscal.

Pessoas físicas ou jurídicas que desejam exportar devem primeiramente estar habilitadas no Ambiente de Registro e Rastreamento de Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (Radar) e ter cadastrados seus representantes legais junto ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

Além disso, a empresa também deve estar cadastrada no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) e possuir o Registro de Habilitação no Ambiente de Registro e Rastreamento de Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (Radar).

 

Principais documentos de exportação

Listamos abaixo os principais documentos requisitados para a exportação de mercadorias. Confira:

Fatura Proforma

Esse documento confirma a negociação com o importador.

Ele é importante porque registra a solicitação para que o importador prepare as mercadorias a serem exportadas.

Fatura comercial ou Commercial Invoice

Emitida pelo exportador, a fatura comercial transfere a mercadoria para o comprador.

Ela equivale à Nota Fiscal no país que está importando, sendo indispensável para que o importador estrangeiro consiga a liberação e o desembaraço das mercadorias.

Por ser um documento internacional, a fatura deve ser emitida no idioma do país importador ou em inglês.

Romaneio ou packing-list

O romaneio deve ser emitido pelo exportador e especificar todas as mercadorias embarcadas ou todos os volumes que fazem parte de uma carga fracionada.

O objetivo do documento é detalhar a forma com que a mercadoria será apresentada, para facilitar sua conferência na fiscalização e facilitar a localização dos itens no lote.

Conhecimento de embarque

Esse documento é emitido pela companhia transportadora e serve para comprovar o recebimento da carga, as condições adequadas de transporte e a posse das mercadorias.

Trata-se de um contrato de entrega, que registra a obrigação da transportadora de entregar os itens no país do comprador ou direto ao destinatário, de acordo com o Incoterm negociado.

Contrato de câmbio

O contrato de câmbio tem como função registrar as condições da operação de câmbio, que são estabelecidas em conjunto pelo exportador e importador estrangeiro.

A ordem de pagamento é emitida pelo banco negociador de câmbio do importador diretamente ao banco negociador do exportador.

Nota fiscal

A nota fiscal é o principal documento da exportação no Brasil. Nela, devem ser apresentadas todas as informações relacionadas à natureza da exportação, mercadoria, valores da mercadoria, frete e seguro.

Ela acompanha as mercadorias por todo o trajeto que percorre: desde o momento em que elas saem da exportadora até o momento em que são liberadas pela Receita Federal.

 

Tipos de exportação

As exportações de mercadorias podem ser feitas direta ou indiretamente.

Conheça as duas modalidades:

Exportação direta

Nessa modalidade, a exportação é feita sem intermediários ao longo da operação.

Ou seja, é a própria exportadora, fabricante do produto, que encaminha o processo e realiza a venda.

Justamente por isso, a exportadora não fica suscetível a erros de empresas terceirizadas, o que garante mais segurança nos prazos.

E, como a empresa não precisa pagar por intermediários, em longo prazo, a exportação direta mostra-se mais vantajosa financeiramente.

Em contrapartida, também é preciso investir em recursos humanos, pois contar com um especialista é imprescindível para realizar o processo conforme os parâmetros legais.

Além disso, nesse caso, a empresa deve ter um planejamento logístico eficiente e uma estratégia de internacionalização.

 

Exportação indireta

Já a exportação indireta ocorre por intermédio de outras empresas, que compram os produtos e ficam responsáveis por vendê-los no exterior.

Intermediárias incluem empresas como trading companies, profissionais especializados, consórcios de exportadores e empresas comerciais que atuam como exportadoras.

Uma das vantagens é que, como existe esse intermédio, a própria empresa não precisa investir em know-how para realizar o processo.

A modalidade é ideal para empresas que não querem lidar com burocracia, tributação e todos os detalhes legais da exportação de produtos.

 

Dicas de como exportar produtos

A exportação de mercadorias é complexa.

Por isso, elencamos abaixo sete dicas para você melhorar esse processo. Confira:

1. Planejamento estratégico

Antes de exportar produtos, é essencial que a sua empresa tenha um planejamento estratégico.

Isso inclui definir as mercadorias que serão vendidas e fazer um estudo a respeito do país no qual você deseja ingressar.

Lembre-se também de avaliar a concorrência e o mercado, pois, sem isso, é praticamente impossível ganhar vantagem competitiva.

2. Negociação internacional

Saber negociar com o importador faz parte do planejamento estratégico.

É durante a negociação que são definidas as obrigações de cada parte, principalmente em relação aos custos do transporte das mercadorias.

Para isso, é importante ter uma comunicação efetiva, analisar as taxas de câmbio, aspectos tributários e legais e conhecer a legislação internacional.

3. Planejamento financeiro

A exportação de mercadorias envolve diferentes custos, como frete, taxa de câmbio, transporte.

Por isso, ter um planejamento financeiro é necessário para não comprometer o processo, ajudando a empresa a organizar o orçamento e ter uma reserva financeira para imprevistos.

4. Conhecimento de Incoterms

Incoterms são os Termos Internacionais de Comércio que definem as relações de compra e venda das mercadorias entre o exportador e o importador.

Ou seja, direitos e obrigações de cada parte são definidos por meio de Incoterms, que estabelecem regras padronizadas internacionalmente.

Por isso, na hora de negociar com o importador, ter conhecimento desses termos é fundamental.

5. Qualidade do produto

É claro que a qualidade do seu produto é essencial para que sua empresa ganhe competitividade no mercado, principalmente se você deseja vender no exterior.

Lembre-se: o mercado internacional é muito competitivo e, portanto, você precisa ter um diferencial, não apenas de custo, mas de qualidade.

6. Profissionais qualificados

Conhecer a legislação é fundamental para realizar qualquer operação de comércio exterior.

Sem esse conhecimento, a empresa fica suscetível a erros na documentação e até mesmo a descumprimentos relativos às obrigações legais.

O resultado, além de não conseguir exportar, é ter que pagar multas.

Se você não tem na empresa um especialista em comércio exterior ou despachante aduaneiro, então, o ideal é recorrer a um intermediário.

7. Estudo de mercado

O estudo de mercado tem papel central no planejamento estratégico para exportar produtos.

Identifique oportunidades, analise o mercado do país no qual você deseja ingressar, busque compreender as diretrizes do comércio exterior.

Isso é imprescindível para que você defina parceiros e saiba negociar com o importador na hora de vender a mercadoria.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!

voltar