5 maneiras de melhorar o relacionamento com fornecedor

 

Sua empresa mantém um bom relacionamento com fornecedor? Essa deve ser uma preocupação constante, já que a atuação desse parceiro de negócio afeta a percepção do seu próprio cliente. Mas como melhorar essa comunicação? Listamos cinco dicas para você.

 

1. Qualidade é mais importante que preço

Não adianta escolher o fornecedor com preço mais baixo se ele descumpre prazos e acordos e ignora o padrão de qualidade exigido. Lembre-se de que o trabalho do fornecedor impacta diretamente a satisfação do seu cliente. Portanto, sacrificar a qualidade do serviço em detrimento do preço é um erro. Pense, ao invés disso, na relação custo-benefício.

 

2. Avalie o desempenho e comunique-se

Outra maneira de melhorar o relacionamento com os fornecedores é avaliar periodicamente o desempenho que eles apresentam. Para isso, verifique se eles cumprem os prazos de entrega estabelecidos e têm agilidade para trocar de produtos que estão no período de garantia. Além disso, identifique se eles cumprem os acordos estabelecidos com você.

 

A partir desse controle de qualidade, dê um feedback ao fornecedor – independente de ser bom ou ruim. Se for positivo, isso servirá como uma forma de valorizar o trabalho do parceiro. Se negativo, informar sobre os erros pode fazer com que o fornecedor melhore o trabalho. Caso isso não aconteça, você já sabe quando é hora de trocar o fornecedor.

 

3. Analise as condições do fornecedor

Você precisa analisar todas as condições oferecidas pelo fornecedor antes de fechar um contrato. Será que elas são as mais vantajosas para o seu negócio? Verifique as cláusulas de prazos de entrega, armazenamento de mercadorias, preço, forma de pagamento. E nunca esqueça: formalize todos os acordos por meio de contratos.

 

4. Tenha um canal de comunicação

Uma comunicação eficiente pode prevenir vários problemas de logística referentes ao fornecedor. Por isso, defina canais de conversa que serão utilizados pela empresa e mantenha contato regular com o fornecedor. Mantenha sempre uma comunicação transparente, porque isso é fundamental para um relacionamento duradouro com os seus parceiros.

 

5. Valorize os parceiros de qualidade

Como já mencionamos, dar um feedback para o fornecedor é essencial. Você sempre precisa valorizar o trabalho dos parceiros que atuam com qualidade. Quais são as formas de fazer? Indicando-os para outras empresas, fechando novos contratos e agradecendo pelo desempenho.

voltar