Planejamento logístico: o que é e como fazer?

O planejamento logístico é fundamental para o despacho aduaneiro no comércio exterior. É por meio dele que o despachante avalia as melhores condições para que as mercadorias sejam transportadas na condição mais favorável possível ao cliente, cumprindo com todos os requisitos legais.

Esse processo, entretanto, é bastante complexo. Ele vai desde a escolha do melhor modal de transporte de carga à análise dos requisitos legais presentes. Por isso, precisa ser desenvolvido por um profissional qualificado: o despachante aduaneiro.

Neste artigo, você vai saber o que é o planejamento logístico e qual sua importância no comércio exterior, além de ver dicas para a escolha do transporte de cargas. Ficou curioso? Siga com a leitura do texto e confira!

O que é planejamento logístico

Primeiro é preciso compreender o que é o planejamento aduaneiro. Trata-se de um processo abrangente, que analisa questões tributárias, exigências legais e trâmites para o despacho de mercadorias.

Já o planejamento logístico é uma das etapas do planejamento aduaneiro, consistindo, portanto, em uma operação mais específica. Mas engana-se quem pensa que ele diz respeito apenas à escolha da estratégia de transporte de mercadorias.

Na verdade, ele é responsável pela análise do cenário da compra ou venda das mercadorias. O objetivo do planejamento é identificar as melhores alternativas e coordenar a logística referente ao deslocamento dos produtos do ponto de saída ao de chegada.

Em outras palavras, o profissional se empenha para encontrar a melhor opção de transporte para que as mercadorias estejam nas mãos do cliente, de preferência rapidamente, com o menor custo possível e sem preocupações com exigências legais.

Para que isso aconteça, o despachante precisa avaliar uma série de questões: modal de transporte, armazenamento das mercadorias, recebimento dos itens, exigências sanitárias, licenças, seguro de transporte de cargas, contato com fornecedores e assim por diante.

Mesmo os itens que parecem banais para quem desconhece o processo, entre eles a embalagem adequada dos produtos, passam pelo planejamento logístico.

Vale pontuar que quem desenvolve esse processo é o despachante aduaneiro. É ele que está capacitado para a tarefa a partir do conhecimento sobre legislação e logística. Lembre-se: o despacho envolve muita burocracia, por isso, é fundamental que seja feito por um profissional qualificado.

Importância do planejamento logístico

O papel do despachante aduaneiro é descomplicar a vida dos clientes ao máximo, já que todo o processo de comércio exterior é complexo. No planejamento logístico, não é diferente – por isso que ele é tão importante. Afinal, ele possibilita a importação ou exportação das mercadorias para o cliente sem que ele tenha problemas ao longo do processo.

O planejamento logístico eficiente é a única maneira de transportar as mercadorias sem erros, de forma que cheguem ao local de destino por um preço justo, sem danificar os materiais e no menor tempo possível.

Sem essa etapa, o despacho fica comprometido, e o cliente, insatisfeito. Por isso, não é exagero dizer que um bom planejamento logístico gera credibilidade para o negócio. A confiança entre consumidor e empresa é essencial, principalmente em uma área tão competitiva quanto o comércio exterior.

Além disso, como a logística faz parte do planejamento aduaneiro, qualquer erro pode prejudicar o encadeamento do processo como um todo. Isso gera retrabalho para a equipe, e as chances de perder o cliente aumentam.

Como escolher o melhor transporte de cargas

Embora o planejamento logístico não seja restrito ao transporte de cargas, escolher o modal mais adequado é um dos seus principais pontos e, portanto, essa área merece uma atenção especial do despachante.

Para que o planejamento seja eficiente, o despachante precisa cruzar uma série de informações. O modal de transporte é escolhido depois que o profissional analisa as características da mercadoria, os prazos de entrega, o local de destino e os custos envolvidos na importação ou exportação dos itens.

São quatro modais de transporte: marítimo, rodoviário, aéreo e ferroviário. Cada um possui particularidades. Por exemplo: o marítimo é ideal para cargas pesadas e possui baixo custo, enquanto o aéreo é mais rápido, mas comporta cargas mais leves.

A partir desse conhecimento, o despachante analisa as características dos modais, escolhendo aquele que for mais adequado à demanda do cliente. É nesta hora que ele realiza simulações do processo, a fim de avaliar a eficiência do planejamento.

Avalie o desempenho logístico do transporte

Além de fazer o planejamento, é essencial avaliar o desempenho da logística. Isso ajuda a empresa identificar erros e acertos, pontos a serem melhorados e quais estratégias estão funcionando. Tudo isso, por sua vez, permite uma gestão melhor.

Para fazer a avaliação, o ideal é que a empresa defina as métricas que serão analisadas. Custo das operações, cumprimento de prazos, gerenciamento de estoque e erros no encaminhamento das mercadorias são alguns deles.

Essas informações devem ser registradas com periodicidade, a cada mês, por exemplo. Em um trimestre, a empresa já tem dados suficientes para fazer um levantamento, permitindo uma análise completa dos indicadores. Mas, para isso, é preciso que o armazenamento das informações torne-se uma rotina na empresa.

O principal benefício é que a avaliação permite uma tomada de decisão mais assertiva na empresa. Por isso, ela estará constantemente aprimorando o planejamento logístico, de forma a entregar um serviço melhor para o cliente.

No entanto, para que a avaliação do desempenho seja efetiva, é preciso ter muita organização no registro dos dados. Criar uma planilha é uma maneira de manter as informações sistematizadas.

Há também vários softwares de gestão que podem auxiliar os profissionais na tarefa, uma vez que automatizam os processos, gerando relatórios, por exemplo. O ideal é que você teste essas alternativas, a fim de encontrar a mais adequada à rotina da empresa.

Com o tempo, é possível perceber não apenas a melhoria do planejamento logístico, mas uma vantagem competitiva para a empresa.

Se você precisa importar ou exportar mercadorias, contar com uma empresa de confiança é primordial. Fique à vontade para entrar em contato com a Brasportsul, pois realizamos o planejamento logístico e todos os trâmites necessários para o despacho aduaneiro.

Gostou dessas dicas? Então, que tal recomendar o conteúdo, compartilhando-o nas suas redes sociais?

voltar