4 erros que prejudicam a exportação de produtos

A exportação de produtos é um processo complexo que envolve leis, dados e logísticas. Mesmo com conhecimento técnico na área, há chances de erros. E quando eles ocorrem, transformam-se em barreiras para o crescimento.

Por isso, o primeiro passo para deixar a atuação da empresa cada vez mais precisa é conhecer os enganos mais comuns no comércio internacional. Dessa forma, é possível identificar os próprios erros e, então, avaliar medidas para resolvê-los.

Aqui listamos os 4 erros mais prejudiciais para a exportação de produtos. Confira!

Desconhecer a legislação internacional

Quando se trata de exportação de produtos, cada país possui as próprias diretrizes. Se você desconhece essas particularidades, a empresa fica muito suscetível a cometer erros, como encaminhar mercadorias ao exterior sem as licenças necessárias, por exemplo.

É preciso, portanto, adequar o processo à legislação do local que receberá as mercadorias brasileiras. Lembre-se: para que o despacho aduaneiro tenha êxito, as cargas devem passar por fiscalizações. Desconhecer as leis dos países com o qual a empresa trabalha é um tiro no pé, que pode colocar em jogo o orçamento do negócio.

Não investir em qualificação

A exportação de produtos apresenta riscos. Erros pequenos podem gerar multas altas que, certamente, prejudicam o negócio, sobretudo a longo prazo. Por isso, é fundamental que a qualificação dos profissionais seja prioridade para os gestores. Enxergar isso como um gasto, ao invés de investimento, é prejudicial ao negócio.

Na Brasportsul, por exemplo, os profissionais têm certificação de Seletividade por Qualificação Profissional, da Escola de Administração Fazendária (RFB) e do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do RS. Isso, invariavelmente, reflete no trabalho desenvolvido. Afinal, profissionais capacitados apresentam menos chances de errar.

Optar pela logística errada

Escolher uma logística inadequada à mercadoria que será exportada pode afetar a credibilidade da empresa. Isso porque escolhas erradas podem fazer com que os produtos cheguem danificados ao destino final, podendo barrar os estágios seguintes de negociação.

Portanto, é essencial avaliar qual meio de transporte e tipo de embalagem garantem a segurança da mercadoria. Para isso, conhecer detalhadamente as características dos itens a serem transportados é essencial.

Não ter planejamento financeiro

Principalmente em um negócio que é afetado diretamente pelos valores de mercado, manter um planejamento financeiro é essencial. Para empresas que não fazem isso, as chances de ficar no vermelho são grandes. É preciso, então, controlar o capital de giro, investimentos, separar custos fixos e variáveis e organizar o fluxo de caixa.

Além disso, o planejamento financeiro deve incluir a avaliação dos indicadores financeiros, como taxa de juros e inflação – elementos que afetam o orçamento da exportação de mercadorias. Outra estratégia interessante é criar uma reserva financeira para emergências, como eventuais multas, por exemplo.

Desenvolvendo essas medidas no negócio, a empresa fica mais protegida contra erros que prejudicam a exportação de mercadorias.

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